terça-feira, 8 de abril de 2008

Vulture (O Urubu)



Essa imagem sem dúvida corta o coração de quem a vê e meche com a cabeça dos mais fracos. Uma criança africana morrendo de inanição e a sua espreita um urubu esperando sua morte para atacar os restos mortais que sobrarem daquele corpinho.
Toda imagem fotográfica constitui um ícone elementar da realidade que nos rodeia, com maior ênfase do que a própria pintura. Desde o início da fotografia (1839), discute-se sua função artística, pois, como pode uma imagem tão objetiva ser tida como uma obra de arte?
Naqueles anos tinham a fotografia como um espelho da realidade e com o passar do tempo descobriram como uma imagem captada poderia causar uma série de reações e sentimentos. Tanto que o fotografo dessa foto “Kevin Carter” declarou que se sentia aborrecido com aquela fotografia:


- "É a foto mais importante de minha carreira, mas não estou orgulhoso dela, não quero nem vê-la. Odeio-a. Ainda estou arrependido de não ter ajudado à menina...”.


Quatro meses depois, acabrunhado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.
A imagem captada pela lente da máquina desse fotógrafo é um exemplo de inter-relação entre os meios, que avassala toda nossa sociedade como nossas mentes.
No momento em que Kevin Carter estava ali na disputa de sobrevivência entre o urubu e a pequena criança africana, não pareceu tão chocante quanto a imagem por ele revelada ao mundo, causando uma overdose de sentimentos complexos, atingindo toda uma sociedade, composta por pessoas diferenciadas, não por habilitações especializadas ou por sinais visíveis, mas por suas singulares misturas emocionais.
Que por tão simples ironia, proporcionou ao fotógrafo em 1994 o prêmio Pulitzer de fotografia.


Abraços

Marcos Bortolato

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

O Punctum desta imagem pra mim é ela toda! Tudo ali chama a atenção. É chocante!

Gostei da informação a respeito do fotógrafo.

Eu só não entendi qual a inter-relação que vc quis dizer.

Como assim?

Greice Ellen disse...

Nossa Marcos verdade né,infelismente tem fotos assim chocantes,triste e realista..Acho que so uma pessoa incensivel não sentiria nada ao ver essa imagem.Ate entendo o suicidio do fotógrafo..enfim adorei seu texto viu.. bjuu

JOAO VICENTE disse...

ENQUANTO ISSO…
NA SALA DE INJUSTIÇA DO MUNDO…
http://veja.abril.com.br/190602/p_081.html
Os americanos gastam 30 bilhões
de dólares por ano, mais que o PIB
do Equador, para cuidar de seus
bichos domésticos
No Brasil, a indústria movida a amor pelos animais também cresce num ritmo bem acima da economia como um todo. Aqui já se gasta anualmente 1,9 bilhão de reais em rações para animais domésticos. O país já é o segundo maior mercado do mundo, à frente da França e atrás apenas dos Estados Unidos.
ISTO SIM, É A MAIOR ABERRAÇÃO!!!
SERES CRIADOS A IMAGEM DO CRIADOR VIVO, DEIXADAS A MORRER SEM RECURSOS, ENQUANTO OS ANIMAIS SÃO TRATADOS ACIMA DE PESSOAS…, PESSOAS POR QUEM CRISTO MORREU…
MESMO OS CHAMADOS CRISTÃOS NA SUA ERRONEA COMPREENSÃO DAS ESCRITURAS PARTICIPAM DESTE MAL.
O SALVADOR COBRARÁ DE CADA UM QUE ESTÁ COMETENDO ESTE PECADO, ENCOBERTO PELA “SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS”.
QUE SE CONVERTAM, E DEIXEM ESTES ANIMAIS VIVEREM NA NATUREZA, NAS FLORESTA, E NÃO MANTE-LOS NAS CIDADES PROXIMOS DE FAMILIAS, CAUSANDO DOENÇAS TERRIVEIS E INSUSPEITAVEIS EM HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS: GONÓRREIA, CANCRO, SIFILIS, TOXIPLASMOSE, LEISHMANIOSE. DIABETES, DOENÇAS RESPIRATORIAS DE TODO TIPO, DOENÇAS DE PELE, ETC ETC ETC…
QUEM DOMESTICOU ESTES ANIMAIS, GATO E CACHORROS, FORAM O EGIPICIOS, GRANDES PECADORES CONTRA O CRIADOR… ELES ADORAVAM ESTES ANIMAIS, E HOJE A ADORAÇÃO CONTINUA..

OS POBRES, AS VIUVAS, OS ORFÃOS E OS NECESSITADOS ESTÃO ESPERANDO... A SITUAÇÃO DELES DEPORÁ CONTRA NÕS EM JUIZO...