Continuando...
...ou melhor, voltando aquela galáxia muito distante...
Hoje assistindo a versão original de Guerra nas Estrelas, percebi como George Lucas fez uma transmutação do seu próprio filme.
Muito bem... mais como assim? Explico.
Ele adaptou (ou readaptou) seu filme usando os artifícios da tecnologia digital. Star Wars acabou se transformando numa transmutação de si mesmo. Eu comprei recentemente a edição limitada contendo dois discos, a versão original do cinema (1977) e a versão remasterizada digitalmente , contendo cenas inéditas, efeitos modificados e certificação THX, para qualidade superior se som e imagem. Lucas já havia relançado a trilogia clássica em 1997, comemorando os 20 anos de Star Wars, também serviu para fazer propaganda da pré-estréia da nova trilogia iniciada em 1999 com o Episódio I - A Ameaça Fantasma. Os outros dois filmes da antiga trilogia; O Império Contra -Ataca e O Retorno de Jedi, seguem a mesma linha de modificação. Existem detalhes que fazem da série clássica, principalmente o primeiro filme, que nunca havia agradado Lucas, em remakes próprios. Os efeitos especiais, que na década de 70 havia feito uma verdadeira revolução na indústria cinematográfica hollywoodiana, e "ensinou" como os filmes são feitos, hoje parecem nada de extraordinários. Lucas praticamente recriou seu filme, dando mais textura na fotografia, tirando aqueles arranhões da película, adicionando cenas inéditas, na época, cortadas, e literalmente filmando novas tomadas para serem incluídas no filme. Como dizia o trailer promocional: " Agora volte a uma galáxia muito distante... A Twentieth Century Fox e George Lucas convidam você para dar as boas vindas a Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Léia, R2D2, C3po, Chewbaca, Obi-Wan Kenobi e Darth Vader e ao vigésimo aniversário de Star Wars. Se você só podia assistir a Star Wars numa tela de Tv , você ainda não viu nada! Com novos efeitos especiais, som THX totalmente remasterizado e algumas surpresas. Star Wars em um cinema perto de você... e toda trilogia também está de volta, seguido por O Império Contra - Ataca e O Retorno de Jedi. Para uma nova geração de fans que nunca assistiram a trilogia clássica nos cinemas e para os já antigos fans, para apreciarem do jeitinho que deveria ser... Veja novamente pela primeira vez!"
E agora não é verdade que o Mr. Lucas interpretou a sua saga galática pela segunda vez!
Se Star Wars já nasceu um produto híbrido, agora ele renasceu como uma transmutação muito bem feita. Mas nada como o original, com aquela magia de filme e graças ao bom deus o Mr. Lucas fez esse favor aos fans. Esta disponível em DVD a Edição Limitada de Star Wars incluindo a versão original. Como é bom... !!! Agora eu sou um cinéfilo feliz!
Rodrigo Mendes
Um comentário:
Nossa, Rô... Que interessante vc falar sobre transmutação de uma obra pelo próprio autor, em novas versões. Tá, eu sou intrusa... Mas pelo que eu me lembro da aula, não foi citado um exemplo de transmutação entre obras do mesmo autor, pelo próprio autor.
Mandou super bem!
Postar um comentário