domingo, 13 de abril de 2008

Personagens já estão nos meios de comunicação

Os amigos imaginários não são algo tão distante assim do grande público – e você não precisa ir tão longe para comprovar isso.Afinal, o tema já ganhou as histórias em quadrinhos e também as telas da TV – e com relativo sucesso.O quadrinista Bill Watterson é prova viva disso. Quando decidiu criar, em 1985, as HQs do garoto Calvin, não poderia imaginar que o menino de 6 anos com uma imaginação pra lá de fértil, e que vive as mais malucas aventuras com seu tigre de pelúcia Haroldo (que ele vê como de verdade), fosse fazer tanto sucesso.Resultado: dez anos de tiras em praticamente todos os jornais do mundo, além de diversos livros editados com as histórias.Recentemente, tem feito muito sucesso no canal fechado Cartoon Network o desenho “A Mansão Foster para Amigos Imaginários”.Mac, 6, precisa “se desfazer” de seu amigo imaginário Blu e o leva para a Mansão Foster, onde amigos imaginários moram e aguardam serem adotados por outras crianças. Contudo, Mac começa a ir todos os dias à mansão para não perder seu amigo Blu – e aproveita para viver inúmeras aventuras com os demais personagens.RobôQuem comemora cada palavra trocada sobre o tema amigo imaginário é a psicóloga Maria José Barbosa, 55 anos, especialista em pscicologia clínica. Para ela, a TV e a internet em excesso estão “robotizando” as crianças de hoje e, infelizmente, matando a fantasia dentro delas. “Hoje, não se tem mais Papai Noel, coelhinho da Páscoa, cegonha... Estes são rituais importantes para os pequenos”, afirma.Para Maria José, a criança hoje vive muito mais um mundo real do que as dos anos 1960 e 1970, que nem acesso a TV tinham. “Essa imaginação, essa criatividade são muito importantes para a formação da criança. Faz parte do conto de fadas dela”, completa.

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Como que as crianças iram ter acesso a velhas estórias de contos de fadas dos nossos tempos e dos nossos antepassados se foi meu primo de 7 anos que disse pra mim ontem: "Vc viu primo, a mulher desceu pelo cano e dançou no queijo". Pasmo, eu ri muito e pensei num post.

Adeus a inocência. tem que criança que não vai pra cama as 21:00hs!

Bom texto

**Rita Lima** disse...

....Ahhhhhh!!! Eu amo a Mansão Foster Para Amigos Imaginárioooosss!!! Eu adoro...
Já perceberam que o Eduardo da Mãnsão é igualzinho ao Eduardo Guerrero??? rssss.... (até espanhol ele fala também!! rss)... E já perceberam que o Blu tem a personalidade do Anderson Prado??... E já viram como o Linguado parece com o Marcio Lima??? rsssss.... Ahhh tem uma outra personagem que eu não lembro qual é o nome, mas que é a Jéssica todinha!! Ahhh eu adoroooo!! Gosto muito desse desenho, de verdade... Mesmo que a minha sobrinha de 11 anos tenha vindo falar que é um desenho bobo que "só conta mentira"... Ai ai... Essas crianças ainda aprendem, um dia, sideusquisé! rsss