terça-feira, 8 de abril de 2008

Um século - Algo mudou???




Nós que aqui estamos, por vós esperamos, sem dúvida um filme muito bem trabalhado em que a criatividade do diretor ultrapassa qualquer outra visão do século passado. Pois é, e por falar em século passado, como nós evoluímos nesses últimos cinqüenta anos, muito mais do que a idade da pedra inteira e em tão pouco tempo.
Em uma das diversas cenas e épocas mostradas no filme, uma que me chamou bastante atenção foi a da produção dos automóveis em Detroit, 1908, ano em que se produzia um automóvel muito elegante o “Ford T”, muito sofisticado para sua época, com toda sua majestade circulava pelas ruas com suas grandes rodas de madeira.
Hoje completando aniversário de um século, o Ford T, não é o mais cobiçado dos modelos de automóveis, perdendo a disputa de veículo mais bonito e arrojado para seus primos da família Ford, que exibem cada vez mais modelos com perfeição incrível, de diversas cores, cada vez mais aerodinâmicos.
Também se fossem pensar em fazer um carro tão perfeito assim na década de 1900, produziriam um em um ano. O tempo de construção de um veículo como o Ford T no começo de sua fabricação levava 14 horas para ficar pronto e dependia de muita mão de obra envolvendo vários funcionários na sua produção, mas com o passar de alguns anos, em cerca 1 hora e 33 minutos já se conseguia construir um carro. Nos dias atuais o governo quer que 5 milhões de carros sejam construídos por ano.
Esse é nosso mundo moderno e globalizado em que foram dispensados aqueles muitos funcionários que trabalharam duro para fabricar com esplendor o magnífico Ford T e agilizaram a produção em massa com nossas máquinas que fazem um trabalho tão perfeito que fizeram com que o homem, procurasse outro tipo de mão de obra. Aquela que realmente necessita de seu serviço.


Espero que gostem.

Marcos Bortolato

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Sim Marcos, agora gostei . Vc falou de extensão em um mundo hoje, extremamente midiatizado, globalizado etc...

ao contrário de seu último texto do Big Brother, em que vc não tinha focado a matéria, desta vez achei muito imformativo.

O engraçado é que as extensões vieram também para "desempregar" a mão de obra humana. Muita ironia!

Márcio disse...

Vocês já pararam para pensar sobre o fordismo???
E por que tanta gente está desempregada??

Abçs,

Márcio