sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pão e Circo




Continuando...










Um Pouco de História...





Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.


Muito bem... agora depois de tantos séculos de "evolução" , o espetáculo continua a entreter e muitas vezes a uso de artifícios sérios. Quer dizer, tudo acaba virando uma grande festa no espetáculo midiático. Se era divertido assistir a uma luta de gladiadores e com o polegar decidir se o perdedor merecia viver ou morrer, o que é assistir pela TV o julgamento por assassinato de O. J.Simpson (conhecido ator americano da série sátira Corra que a polícia vem aí , com Leslie Nielsen) ou os escândalos sexuais do ex- presidente Bill Clinton, fatos que dominaram a mídia no meio e final da década de 1990. Como já foi discutido na minha postagem anterior , em como o poder da marca e o uso apropriado da imagem (Coca-cola e McDonald´s) , são fortes influencias para fins lucrativos e mercadológicos e que praticamente um século vem influenciando usuários a beber coca-cola e há mais de 60 anos a comer no McDonald´s, quero salientar um fenômeno parecido , no entanto, usando as celebridades como "marcas" de si mesmas. Estas estrelas circenses, também fazem seu pé de meia usando suas imagens para comércio. E nem é preciso mais usar o polegar para decidir se vai comprar um cd da Madonna, ou se vai ao cinema assistir a mais uma superprodução estrelada e produzida pelo Tom Cruise. Porque nesta cultura da mídia glabalizada, as celebridades são as divindades fabricadas e administradas, como uma companhia de fast-food e de refrigerante. Eles e elas, possuem seus agentes e acessores que cuidam de suas imagens, para garantir que o público continue a notá-los de forma positiva. Assim como as marcas de grandes corporações, as celebridades tornam-se produtos para vender suas mercadorias e imagens. Mas como todo espetáculo é um "circo", propriamente dito, tais estrelas estão sempre sujeitas a escândalos, exemplo atual; Britney Spears e novamente nos tablóides a modelo Naomi Campbell , mais uma vez detida por agressão, desta vez agrediu verbalmente um comissário e foi retirada do avião algemada. Mas isso pouco interessa, é sempre vetado o que realmente aconteceu, o público mais uma vez faz seu julgamento com o polegar!


Nos anos 90, a era Clinton foi marcada pelos espetáculos de impeachment e sexo se transformando no maior espetáculo eleitoral da história do tio san! Outro fato na "terra das oportunidades" ,no quesito política, Al Gore e George W. Bush "empatam" na noite de eleição, foi um show à parte na divulgação do fato pela mídia do espetáculo, com a recontagem dos votos durante longos trinta e cinco dias no estado da Flórida. Com a nova contagem , segundo a população americana, o vencedor ganhou ilegitivamente. Mas pode qualquer fato importante cair por terra, quando outro fato vira espetáculo? Seguiu-se o os atentados de 11 de setembro, interronpendo a presidência de Bush, no entanto, não tirando seu posto. Depois disto a ocupação americana no Afeganistão e Iraque, foram desculpas pelos atentados e mais uma dívida antiga da família Bush, segundo os tablóides. Quer dizer, acontecem fatos terríveis como o terrorismo, e tudo é desviado a atenção do povo com um belo entretenimento de canastrices. Como na arena do coliseu, ou seja, como se tudo fosse uma brincadeira, afinal quanto é que valia a vida de um escravo, posto ali para lutar até a morte? A vida de inúmeras vidas em guerras e atentados terroristas só servem para desviar a atenção e para preencher manchetes jornalísticas que nunca chegam no verdadeiro concenso de fato.


A exemplo das celebridades, e de suas boas ações ou escândalos, é difícil saber com certeza o que realmente se passa em suas vidas. Qual será suas verdadeiras intenções?


É muito simples de dar ao povo pão e circo!


Continua...


Rodrigo Mendes


Foto: http://suavepoder.blogspot.com/2007_11_01_archive.html



Nenhum comentário: