domingo, 13 de abril de 2008

PODER DA MÍDIA COM RELAÇÃO AS QUESTÕES CODITIANAS


Imagine você, em sua poltrona preferida assistindo a um determinado canal de TV ou até mesmo ouvindo a programação de alguma rádio. As notícias são as mais variadas e falam de tudo e de todos. Coisas que acontecem a mil léguas de distância de você chegam instantaneamente à sua vida. De repente você começa a se perguntar : Como? Por que? O que é que eu tenho haver com isso? Quando? Onde? – e por ai vai.Eis que ai surge o primeiro sinal de PODER sendo exercido pela mídia. O PODER de te fazer pensar em coisas que talvez não fariam parte de sua rotina se você não as tivesse recebido através da sua TV ou rádio na comodidade de sua casa ou trabalho (Observação, destaca-se rádio e TV, pela facilidade de acesso a todos).A mídia tem a capacidade de fazer com que você, mesmo que não perceba, comece a seguir padrões de pensamentos, fala e vestuário que provavelmente não teria. Só que este tipo de capacidade se torna válida e visível quando atinge a todo um grupo de pessoas que passa a ser liderado pelo conhecido líder de opinião. Esse líder tem por característica “definir” padrões e mantê-los ou fazer com esses sejam mudados dependendo do contexto social onde o ser se encontra.Para que isso aconteça as informações devem estar de acordo com a estrutura social onde serão “implantadas”. Segundo Shils e Janwitz(1948), citados no livro “Teoria das Comunicações de Massa” de Mauro Wolf, “sua influência deriva mais das características do sistema social a eles circunstantes do que do conteúdo que difundem”. Se essas informações a serem difundidas estiverem de acordo com a estrutura facilmente serão transformadas em pontos culminantes das discussões.Um exemplo desse PODER pode ser aplicado à Campanha Presidencial onde a mídia pode ou não interferir decisivamente no contexto das decisões. Claro que quem decide em quem votar é o povo, mas é claro também que esta o faz embasado em alguma informação que serve de apoio e geralmente esse apoio vem da mídia que divulga o “diário de bordo” dos candidatos com todos os feitos e defeitos. Se esta resolver se voltar contra este ou aquele candidato o fará de tal forma que os eleitores exitarão em dar seu voto a esse candidato, caso que aconteceu na campanha eleitoral onde Luiz Inácio Lula da Silva disputava com o recente e desconhecido candidato Fernando Collor de Melo a Presidência da República e sofreu com a manipulação negativa de sua campanha por conta da emissora de Roberto Marinho, Rede Globo.Vários outros exemplos poderiam ser destacados, mas a intenção é mostrar o PODER que a mídia exerce nas questões cotidianas, para isso basta olhar a nossa volta e vamos perceber que o assunto que está em alta é aquele que passou no tal programa famoso, que moda é a roupa que a mocinha usou na novela e assim por diante. Isso é PODER, é influência da mídia que te faz pensar sobre o que ela quer que você pense e queira ser o que ela quer que você seja (inconscientemente ou não) alterando assim em muitos casos sua rotina e estilo de vida.

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Vc esclareceu muito bem o PODER da mídia para com as pessoas.

Somos hipnotizados (até matematicamente dizendo) Vide o post da Jéssica

Márcio disse...

Isto chama-se agenda setting meus caros...

MR