terça-feira, 22 de abril de 2008

UNIVERSO ALMODÓVAR




































































Continuando...
As cores vivas, as personagens kitsch, a sexualidade explodindo na tela, o universo de um cineasta nada mais espanhol, latino, o grande representante de seu país sufocado por décadas pela ditadura de Franco. Após a queda do ditador e da chamada"La Movida",através da sétima arte , ele pôde aflorar a sua loucura e a de seu povo. O brega, o berrante , tudo aquilo que é atrevido e undergraund, compõe a filmografia de Pedro Almodóvar, natural da Espanha, nascido em 1949 em La Mancha (algumas fontes dão seu nascimento como 1951). Sua filmografia é composta por filmes nem um pouco "comuns" do que se espera. Tudo pode acontecer em suas estórias complexas e malucas e geralmente , elas acontecem. Um médico-cirurgião, que descobre que a filha foi violentamente estuprada por um travesti, o sequestra e realiza uma operação de mudança de sexo, ou seja, é mais ou menos assim a trama de suas películas. São eles:
Volver, Má educação (La mala educación), Fale com ela (Habla con ella), Tudo sobre minha mãe (Todo Sobre Mi Madre) Carne trêmula (Carne Trémula), A flor do meu segredo (La Flor de Mi Secreto), Kika, De salto alto (Tacones Lejanos), Ata-me! (¡Átame!), Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres Al Borde De Un Ataque de Nervios), A lei do desejo (La Ley Del Deseo), Matador, Que fiz eu para merecer isto? (¿Qué he hecho yo para merecer esto?!!), Maus hábitos (Entre Tinieblas), Labirinto de paixões (Laberinto de Passiones), Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón, Folle,Folle,Fólleme Tim! (curta-metragem), Salomé (Média-Metragem), Sexo va, sexo viene (curta-metragem), Muerte en la carretera (curta-metragem), Sea cariativo (curta-metragem), Blancor (curta-metragem), La caída de Sodoma (curta-metragem),Homenaje (curta-metragem), El Sueño, o la estrella (curta-metragem), Dos putas, o historia de amor que termina en boda (curta-metragem) e seu primeiro filme intitulado, Filme político (Film Político), um curta metragem. Além de diretor de cinema, produtor, ator e roteirista, escreveu um livro, em 1982, Fogo nas Entranhas ( Fuego en las Entrañas), escrito no formato Pulp Fiction , isto é, aqueles livros baratos com estórias que ficam com a impressão de que foram tiradas da boca do lixo, uma literatura undergraund para um certo público alvo, ou melhor, leitores do gênero. Mesmo apresentando uma deficiência na literatura, como dizem, Almodóvar cria tramas paralelas no seu melhor estilo, ao mesmo tempo sensível e piegas,quanto "punk", segundo o que eu acho.
Em seu universo, pode-se notar diversas transmutações como por exemplo, no seu filme premiado com o Oscar em 1999, o grande sucesso, Tudo Sobre Minha Mãe, baseado em A malvada ( All About Eve), filme de 1950 dirigido por Joseph L. Mankiewicz e estrelado por Bette Davis, Anne Baxter e Marilyn Monroe. Além de outros clássicos do cinema como Uma rua chamada pecado, do diretor Elia Kazan e estrelado por Vivien Leigh e Marlon Brando, que por sua vez foi uma adaptação da peça Um Bonde Chamado Desejo, do dramaturgo Tennesee Williams. No filme há um casamento híbrido entre o filme de Mankiewicz e a peça de Williams, segundo o filme de Kasan. No enredo de Almodóvar, uma enfermeira perde seu filho adolescente , aspirante a escritor que fazia aniverssário, em um grave acidente de automóvel, quando o rapaz que estava com a mãe na saída do teatro, que exibia Um bonde chamado desejo estrelado pela atriz Huma Rojo, na qual o rapaz esperava por um autógrafo seu e ao correr atrás do táxi que levava a estrela, fora atropelado. Abalada, a mãe vai procurar o pai que agora é um travesti aidético, conhecida como Lola que ainda engravidou uma bondosa e jovem enfermeira que passa a ser sua "protegida". Em meio a tudo isto, e ainda afim de encontrar Lola, ela torna-se amiga e assistente de uma atriz lésbica, a própria Huma Rojo. Nesta parte, Almodóvar faz a sua versão de A Malvada, tanto que o título original do filme é All About Eve, ou seja, Tudo Sobre Eve e assim ele intitula seu filme: Todo Sobre Mi Madre. Sensacional.
O que mais me chama atenção em toda a sua obra é que ele não tem medo de usar o que tem de mais melodramático e cômico, artifícios usados, principalmente em Tudo sobre Minha Mãe, passando de comédia à tragédia praticamente na mesma cena, sem medo de parecer forçado.
Também é costume seu o apelo sexual, as fortes cenas de nudez, que andou diminuindo um pouco nos últimos filmes, exceto em Má Educação, que acentuava cenas de homossexualismo explícito e mais uma vez , a sua crítica a Igreja Católica, causando polêmica. Mas como diria Pedro, "Quando se coloca o genital nas coisas tudo fica muito pessoal", é difícil controlar essa criatura que parece ter saído de um bordel sem paredes e faz o seu espetáculo a pão, circo, sexo e muito vinho. E tudo isto em mais un film de Almodóvar
Rodrigo Mendes

Um comentário:

**Rita Lima** disse...

Hahahahaha.... Depois de ficar fora do ar com sua história louca do Oceano, eis que surge Almodóvar (Ahhh... A cena da piscina... Uiii... Cenas de nudez diminuídas?? Pelamor... Bota o Gael aí de novo, vai... rsss).

Bom, o que falar dele?? O que nós, reles mortais podemos falar de Almodóvar?? O cara é pirado!! Ele é pura transpiração em forma de película... E só diante da filmografia que vc expôs aqui, posso dizer que ainda falta muito pra eu completar minha coleção (snif, snif)... Mas com os que já tem aqui, mais os seus daí, dá pra gente fazer aquela sessão pipoca legal!!! Ahhh... Viagem da mamãe adiada pra 19/05!!! Casa liberada para 1 mês de festa do pijamaaaa!!! kkkkkkkkkkk