Continuando...
Entao pessoal, esse papo de hibridização esta ficando divertido, em que os meios ja não mais convivem entre si e sim se convergem. O professor chama este fenômeno que eu vou tentar tratar melhor aqui de Polissemia. Como os road-movies baseiam-se em D. Quixote de Miguel De Cervantes e o musical West side Story (Amor, Sublime amor) filme de 1961 dirigido por Robert Wise e estrelado por Natalie Wood e Richard Beymer, um musical de Arthur Laurents com canções de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim (o mesmo de Sweeney Todd) inspirado em Romeu e Julieta de Shakespeare e ambientado no oeste da cidade de Nova York. E como eu havia dito anteriormente, que George Lucas inspirou-se em Flash Gordon e na mitologia e dentre outros materiais para criar Star Wars, é inevitável não falar deste vulcão em erupção que foi certamente a figura mais criativa e influente desde a década de 90. Sim é ele... o diretor, roteirista , ator e agora produtor de cinema Quentin Tarantino.
Dentre os filmes que foi diretor e roteirista são: Cães de Aluguel (1992); Pulp Fiction : Tempo de Violência (1994); Grande Hotel: Segmento- O Homem de Hollywood (1995); Jackie Brown (1997 - Adaptação de Elmore Leonard "Run Punch"); Kill Bill: Volume 1 (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004) e recentemente Grindhouse: Segmento - À Prova de Morte (2007 - o primeiro segmento ja foi lançado aqui e dirigido por Robert Rodriguez de nome Planeta Terror). Apenas como roteirista , Tarantino vendeu alguns roteiros, um para Tony Scott - Amor à queima roupa (1993) e outro para Oliver Stone - Assassinos por Natureza (1994). Muito bem... depois de apresentá-los aos filmes de Tarantino é bom ressaltar a sua influência e ele mesmo diz que os roteiristas e diretores não criam nada eles "roubam" idéias alheias. Só que a grande sacada dele é transformar muito bem uma estória, ou seja, criar uma marca, sua própria autoria e de vez em quando fazer divertidas homenagens a obras anteriores. Este é Tarantino. Um cara que absorve tudo como uma esponja e que foi e ainda hoje é super imitado. Ele não resiste em absorver filmes de samurai e da máfia , na qual tem predilação. faz muito bem a "mistura" no seu liquidificador , mas não querendo homogeneizar. Sua marca é a estória sem cronologia , montadas brilhantemente por sua parceira desde então Sally Menke que monta todos os seus filmes, e principalmente os diálogos tarantinescos (um monte de "mother fuckers") e referências citando filmes em meios ao papo natural de suas personagens. Acima, segue uma foto de Bruce Lee astro do cinema de ação oriental em seu último filme O Jogo da Morte dirigido por Robert Clouse ( Que também dirigiu o Bruce em Operação Dragão). Bom vocês ja devem ter sacado em qual filme do Tarantino é baseado na figura do guerrero interpretado pelo Bruce! Isso também ocorreu na sua estréia como diretor (seu sonho muito tempo antes de ser atendente de vídeo-locadora), Cães de Aluguel literalmente um produto híbrido (ou Polissêmico) do filme City on Fire - Perigo Extremo de Ringo Lam , uma fita produzida em Hong Kong ,em que Tarantino afirmou que havia copiado cenas deste filme. Pulp Fiction é baseado naqueles livros baratos, com histórias policiais, muito em moda nos anos 50. Kill Bill seu mais excitante filme absorve os filmes de Western-Spaghetti de Sergio Leone (Era uma vez no Oeste) e sem contar a trilha musical algumas originais composta pelo rapper The RZA e músicas de Enio Morricone (Famoso compositor do gênero Western) e o hino do filme Battle Without or Humanity de Tomoyasu Hotei (de fitas de samurai e seriados japoneses ninjas). Em Kill Bill, Tarantino chegou ao seu extremo, mas acho que é o seu filme menos violento acreditem! Tudo é muito hilariante, principalmente o primeiro filme. Creio que não haja ninguém que acredite que depois de decepada uma cabeça, jorre tanto sangue como se fosse um chafariz. Neste filme, Tarantino manipula tão bem as imagens tanto como as palavras de seus filmes anteriores. As personagens não tem uma profundidade, nem mesmo a anti-heroína, a noiva (Uma Thurman). Mas, Oren-Ishii interpretado por Lucy Liu, é a personagem mais bem construída. Tanto que no filme, apresenta até uma fabulosa sequência anime contando as origens de seus instintos criminosos. Imageticamente, Kill Bill, é um deleite híbrido polissêmico. Tudo se converge visualmente. Você pode assistí-lo em preto e branco, a cores, em anime, enfim... referências a Brian De Palma (Carrie , A estranha, Femme Fatale) na cena do hospital do vol.1, em que a imagem é dividida em duas, mostrando as personagens em diferentes pontos em tempo real ( ao som da já famosa música de Bernard Herrmann - Twisted Nerve), segundo Tarantino: "minha cena plantão médico ao estilo Brian De Palma só por diversão." Este ( Brian De Palma), que também é um híbrido polissêmico , absorvendo muito Alfred Hitchcock e que por um tempo usou o próprio Bernard Herrmann, compositor frequente nos filmes de Hitch,para compor filmes seus. E é este "banana split" que da o sabor , a mistura, aos filmes de Tarantino. E que venham novas idéias. Este seu último filme À Prova de Morte é uma "homenagem" aos filmes violentos e baratos dos cinemas que os exibiam: as Grindhouses. eram filmes totalmente toscos e de orçamento pobre, mostravam muita sexualidade e violência ao extremo (censurados). Acredito que este filme de Tarantino já se tornou um Cult. Vai desaparecer rapidamente dos cinemas e fazer sucesso nas locadoras e na TV, igual a Kill Bill. Bom vou ficando por aqui , porque este assunto gera muitos significados e tem espaço suficiente para próximos posts... depois eu volto com mais...
Texto de Rodrigo Mendes
Fotos retirada dos sites: http://www.ryancoleart.com/wordpress/2007/08/
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