terça-feira, 25 de março de 2008

O gosto do século XX



continuando...
Nostalgia? Não entendi! Esse produto pode se enquadrar na sociedade midiatizada? É uma cultura da mídia e do espetáculo?
Esse refri já passou por várias propagandas malucas desde o século passado, essa foto que eu achei nas minhas pesquisas, eu não tinha visto antes. Não sou machista e para mim essa imagem da coca foi a gota d´água. Ao menos a Sharon Stone estava fazendo um filme, interpretando uma personagem, uma cruzada de pernas que a estigmatizou e até ajudou a carreira dela , principalmente naquele momento, e não estava fazendo nehuma propaganda a não ser da sua "coisinha" vista de relance entre as cruzadas. Agora a coca.... bom a coca triunfou muito além da extensão da mídia. Atravessou um século, sem problemas e com muito sucesso. Afinal quantas pessoas ao redor do mundo bebem coca-cola? Confesso que estou bebendo agora enquanto digito esse texto. Hummmm... é mesmo muito bom. Minha vó sempre diz; que coisa ruim faz bem. Hummm...é verdade é gostosa! de todos os refri, a coca é a "the best"! Sim faz mal para os ossos, já ouvi essa, mas o que eu posso fazer meu deus! Sou viciado nessa droga! Também bebo água e suquinho natural de laranja, mas entre umas e outras, ou melhor , entre poucas e boas , eu não fico na cerveja, nem na caipirinha e muito menos no Velho Barrero, fico mesmo bebendo Coca-Cola... o gosto que nasceu no final do século XIX e continuou a fazer efeito no século das revoluções tecnológicas ( e de guerras mundiais). Por que entre uma guerra e outra, uma descoberta e outra, a coca continuou a nos fantasiar, a nos seduzir pela sua fórmula secreta. Alguém sabe que fórmula é esta? Desculpem a minha ignorância eu apenas bebo coca-cola. Nunca procurei saber ao certo do que é feita. De qualquer modo, ela é americana, trouxe consigo também o american way of life . Em quantos filmes hollywoodianos nós já vimos a coca fazer parte de um cenário (tem aquele M amarelo também ...mas depois eu falo dele!).
Resumindo, esse sabor do século além de estar nas imagens que ficaram em nossas memórias, em mim ,e obviamente em muita gente, também ficou aquele poder do gosto em nossas línguas. O que eu posso fazer para tirar esse sabor da minha língua? E quanto aos fumantes? O que eles podem fazer para cortar a nicotina? São vícios, e vício é viciante! Esse é meu ponto de vista, cada um tem o seu, só sei que ao mesmo tempo que eu odeio a coca(ainda mais apelando em certas propagandas como essa da foto acima) , eu amo aquele sabor vicioso, sedutor, que me entorpece.
E agora meu deus? Só por deus mesmo! Os comerciais dizem; "Beba Coca-Cola, ela faz um bem!"
continua....
Rodrigo Mendes

2 comentários:

Erick F.Silva disse...

Essa foto é a melhor kspkaspasksapskpaskpasokospakasp

Coca-cola ao longo dos anos investiu pesado tanto em propagandas quanto também em , promoções

Quem não lembra dos

caminhões da coca-cola
engradados pequenos
mini caraques
coleões de bolas
copos
etc etc etc

Realmente a coca foi a grande marco , não só como produto .Mas pela simbologia mundial dela

;D

Anônimo disse...

hahahha
nossa olha essa foto....
eu já não gosto de Coca, depois dessa foto então...rsrrss