segunda-feira, 10 de março de 2008

Rodrigo Reloaded

Continuando...

Caros amigos do "Trocando Idéias" estou de volta e mais "plugado" do que nunca para dar continuidade nessa brincadeira.

No post anterior eu falei do fim do celuloide e um pouco como as coisas funcionavam antigamente antes da era digital. Agora estou completamente dentro dessa era ... e um tanto "extensivo" demais! O que seria de mim sem internet ? Ou melhor o que seria da humanidade? Mesmo com o computador em casa funcionando as vezes sinto que ele não tem utilidade se não tiver banda larga. Meus sentidos estão totalmente no âmbito dessa mídia cada vez mais convergida. Claro que eu me ocupo com outras coisas como respirar ar fresco, andar de bike, assistir a bons filmes e jogar conversa fora. Só que utimamente pra fazer coisas mais diárias, não só com a tarefa de postar aqui (e pra mim ta ficando cada vez mais divertido ler o que meus amigos escrevem e escrever também), mas de entrar totalmente nesse universo "matrix" e isso me assusta! Não vivo mais sem essa tecnologia e fico extremamente irritado quando as vezes ela "trava". Nem o carro, nem a pilha e muito menos a câmera fotográfica extendem tanto meus sentidos como essa engenhoca virtual. Aqui eu viajo, tenho sonhos , diversão, aprendizados e muitas vezes fico impressionado com o que vejo. Parece que eu sei o que se passa no Big Brother sem ao menos assistir aquela merda, abro a homepage do hotmail e me deparo com a notícia de quem esta no paredão e tenho a forte sensação que esse tal Rafinha vai sair como vencedor. Assisto os capítulos que eu perdi de Duas Caras sem ter que esperar mais pelo Vale a pena ver de novo daqui a três ou quatro anos. Consigo assistir a trechos de filmes antes mesmo de estrear no cinema (mas não faço muito isso prefiro no cine!). Ou seja, esta tudo composto aqui nesse cenário virtual, digital, convergência da mídia , sei lá, chamem do que quiserem para mim é a Matrix. Já se pode ver , sentir , ouvir, pensar , daqui a pouco aromatizar (sentir o cheiro), tatear e até mesmo viver literalmente, definitivamente "morar" nesse universo. Isso já seria um simulacro da verdadeira origem do modo de viver, no entanto, uma extensão da nossa imaginação refletida (copiada) numa mídia que chegou a alguns anos para nos dar o luxo de "viver melhor". Será que daqui a algum tempo nossa espécie ficará completamente inerte deitada com um cabo louco ligado ao cérebro e a coluna deixando nossos sentido e ações a mercê das máquinas? Seremos mesmo "plantados" usados também como ferramentas e extensões das próprias máquinas? Se for uma possível previsão do futuro será que vai ser uma troca de idéias justa?
Bom turma é isso ... to be continued...

Texto: Rodrigo mendes

7 comentários:

Mauricio Telles disse...

olha cara...não duvido de nada, NADA nessa vida...mas to começando a achar q nem vai dar tempo de sermos substituídos ou mesmo comandados pelas máquinas...
até lah o mundo jah foi pro saco, e, consequêntemente, nós tambem!
gostei da comparação: nós como extenções das maquinas...plausivel...

Jessica Salomão disse...

Não, tudo bem q a tecnologia ta tendo avanços extraordinários e tudo mais, mas controlados por maquinas é um tanto imaginario demais....quem faz as maquinas?As maquinas são extensoes de nosso corpo, de nossas necessidades....o "genio" no caso é um privilegio do ser humano....

digitos, convergencia, clones, e toda essa loucura só vao piorar,nao sei como, mas cada vez ficam mais complicados, sofisticados, o q seja, agora "dar vida" a maquina, sem botoes de liga e desliga, dai já é demais, não q não haja capacidade, pode haver, mas seria burrice

Liquidificador Psicodélico, Brisa Brasil, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liquidificador Psicodélico, Brisa Brasil, disse...

E realmente essa história de depender sempre dessas tecnologias enche o saco....mas não vivemos sem elas....muito bom o post...abraços.

Wellington (Chimboca)

Greice Ellen disse...

É Rô..estamos viciados nessa nova era digital,não duvido nada viu que as maquinas acabem nos dominando..
Nos criamos as maquinas,as maquinas nos modificam..acho ke é isso ou algo assim..kk
Te confesso que a net tanto ja me ajudou como também me atrapalhou as vezes.Enfim tudo tem seu lado bom e ruim..adorei o post..bju

Anônimo disse...

Como disse o maurício, eu tb ñ duvido de naaada.

muuito bom o post
;]

Jessica Salomão disse...

não tinha visto o video ainda, mas ele me deixou tonta

Oo