domingo, 16 de março de 2008

O "Punctum" de Da Vinci

Continuando...

Estou de volta com algumas idéias em novas postagens. Não quero parecer extremamente didático nesses textos e sim apenas trocar idéias em informações que leio e obviamente "bebo" das aulas de comunicação comparada, ou seja, se eu estiver equivocado por favor sintam-se a vontade em comentar.

Bom, eu havia mencionado a respeito de como as imagens são parte da nossa vida e de como o mundo se tornou um objeto imagético através do sentido do olhar, agora quero falar (ou melhor escrever e tentar entender) um pouco mais dessa história que saiu da cabecinha de Roland Barthes. Outro ponto dado e discutido na 6º aula de comunicação comparada! Muito bem, , segundo o que dizia Philippe Dubois a respeito da imagem e fotografia, sabemos que nunca foram indiciárias, pelo fato da intervenção icônica certo? E quanto a pintura? Ela tem uma conexão indireta ,e, é nesse ponto, neste, "detalhe" que eu quero por em destaque. Em se tratando da Monalisa de Léo Da Vinci (o carinha dos códigos!) , na pintura original qual é o detalhe que mais te chama a atenção? Respondendo por mim , é inevitável não perceber logo de cara o famoso sorriso enigmático de La Gioconda, também segundo os historiadores, Lisa Gherardini, mulher de um rico comerciante de seda. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu. Mais qual será a sensação de admirar o original em meio a tanta reprodutibilidade? Desculpem, mais será que Platão reconheceria essa pintura como mímese? Eu não sei a proporção exata do quadro e se foi fiel ao tamanho. E quanto ao detalhe do sorriso? Será que ele foi fielmente copiado em sua exata proporção? Eu sei muitas questões... no entanto, eu por exemplo, considero o próprio original a própria versão caricaturada da misteriosa modelo. Mesmo com tanta reprodução e distorções extremamente anamórficas que encontramos hoje em revistas, jornais e na internet, acho que a própria Monalisa e principalmente seu "sorriso" (olhando bem até que é meio forçado, imaginem o tempo que ela teve que ficar pousando para o Léo), são uma anamorfose propriamente dita. Reparem na foto de corpo inteiro, nas mãos, notem o arredondamento, bom talvez nessa perspectiva Platão diria que é um simulacro. O nariz, os olhos, a testa, as bochechas, o seios, quase não se vê muito as sombrancelhas e mesmo a boca são desenhados e pintados de forma caricatural. O tratamento de cor da pele é realmente perfeito , mas dentro de todo um contexto anamórfico (eu diria um pouco distorcido). O fundo é Florença , Itália, eu não olho diretamente ao fundo da pintura, ela so é apreciada depois que meus olhos passam por toda a figura feminina , inevitavelmente em destaque e propositalmente seu sorriso. Também o sorriso se localiza diretamente ao centro do retrato, um ponto em que geralmente eu olho primeiro. Continua...

Texto de Rodrigo Mendes


2 comentários:

Jessica Salomão disse...

Rodrigo, parabéns, todos seus posts estão muito bons(minha opinião), mergulhou de vez hein!!!rs

Mas especialmente esse amei!!
Assim, a principio fiquei toda confusa, mas gostei do seu detalhamento!!!

Parabéns!!

Greice Ellen disse...

É Rô a imagem é tudo né...
tanto é que ate quando não estamos vendo algo estamos imaginando coisas que é = imagem...
nossa me embolei mais ta valendo
bjuu