sábado, 22 de março de 2008

O som como extensão


“ A sensação de ouvir , foi durante séculos , dominada pela percepção visual.O som sempre teve algo onipresente. “ Olá vocês devem estar se perguntando , porque raios eu iniciei meu post falando sobre sons , então lá vai:

Andei pensando , levando em conta toda essa injeção de informações sobre , hibridismo, e o que , é ou não , extensões do nosso corpo.

Considerando o conceito “ a fotografia é a extensão da nossa memória “, devemos lembrar que , conjunto com a memória “visual” carregamos uma memória “auditiva”, lembramos de certos objetos pelos sons que eles emite , ou ruídos nos lembra lugares , etc.

Com esse pensamento não poderíamos considerar os sons , ruídos , ou mesmo á música uma extensão de nossos ouvidos ?

Quando vemos uma foto podemos lembrar dos sons , pessoas falando , ou até uma música que estava tocando naquele momento .

Para dar uma brincada com essa minha reflexão e até mesmo exemplificar, coloquei logo acima do texto uma foto do vocalista Eric Martin da Banda de rock “Mr. Big” (foto disponibilizada do acervo pessoal de Glauco Kobuta ) , podemos reparar o conceito de memória visual ( Foto como extensão da nossa memória ), conjunta da memória auditiva, ou seja ; quem assistiu esse show , seja ao vivo ou em dvd ; ao olhar o vocalista e sua expressão de esforço ao cantar/ gritar, irá recordar-se automaticamente do momento do show , e até mesmo a música que a banda estava cantando .

Finalizo meu post por aqui , apesar de não muito claro , espero que todos captem a “essência” da idéia , que já me sentirei muito gratificado



Bjus e abraços . Erick F. Silva

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Sim Erick captei...você quis dizer que o som é a extensão dos nossos ouvidos. A fotografia da nossa memória. Foi direto ao ponto sem meias palavras. Também gostei da naturalidade do seu texto. Eu li como se eu estivesse conversando com vc a respeito do assunto.

Jessica Salomão disse...

Gostei da forma simples que colocou o texto.
Até que enfim captei algo!!!Oo

Parabéns moço..

tipo, não conheço o vocalista, a banda ou sei lá eu, mas fiz ligações com varias coisas sonoras...percepções q temos em relação aos sons...não sei se te mto a ver, mas diferencio quem chega em casa pela forma de tocar a campainha, diversas fotos de artistas q gosto consigo perceber a musica que cantava naquele momento, e coisas assim...

entendi bem eu acho
rs

foi claro e objetivo

bjos

Erick F.Silva disse...

Muito obrigado pelos comentários

Pelo que compreendi, consegui fazer
vocês captarem meu pensamento

;D