sábado, 29 de março de 2008
O instinto selvagem do espetáculo Parte 2 : O pecado do espetáculo
sexta-feira, 28 de março de 2008
Civilização de Imagens Parte 2
quinta-feira, 27 de março de 2008
Deculturação: Uma imagem lamentável
Continuando...
Essa imagem ajuda a pensar que o genocídeo pode evoluir a tecnologia? Precisamos testar nossas criações a fins políticos, ideológicos? Mas no século que passou se tratava mais de capitalismo do que ocupações. Mas também acredito que , o motivo principal é do ser humano não compreender outras tribos. Adolf Hitler e o holocausto na Alemanha não aceitava os judeos e qualquer outra raça inferior, segundo ele, se não fossem arianos, se não tivessem sangue azul. Pode Matar! Outra cultura , neste caso, para genocidas é puramente inaceitável.
Muito bem, voltando ao assunto das imagens, infelizmente, a destruição, a dor , a morte, a guerra, registradas e documentadas em imagens sombrias e assustadoras, consequentemente ajudaram no desenvolvimento tecnológico, de nossas extensões. Mas o ser humano é assim mesmo, tudo que ele cria é usado para destruir. Nós mesmo cavamos a nossa cova. Acredito que vai haver uma dia , uma revolução ainda maior e mais temerosa, em virtude deste avanço, por horas , até mesmo absurdo, da tecnologia.
Uma idéia nua e crua....
O que vocês acham?
Rodrigo Mendes
Foto:http://topazio1950.blogs.sapo.pt/80413.html
Vídeo: Filme Doutor Fantástico, 1964, Stanley Kubrick
continua...
quarta-feira, 26 de março de 2008
FODÁSTICO: Uma mistura híbrida de foda com fantástico
Modern Times e o rei da pantomima
Foto: filme Tempos Modernos, 1936, tirada de arquivo pessoal.
Somos o Espaço,Hibrido e pós-Moderno..Que Espetáculo!!
Eiii psiuu você mesmo,você já parou pra pensar que espetáculo você é?Bom apenas digo que por sermos o espaço,olha só(não só estamos no espaço mais SOMOS O ESPAÇO..)grava bem isso hein..vou repetir..
SOMOS O ESPAÇO... e isso já é um espetáculo...Um GRANDE ESPETÀCULO...
Como tudo que é feito pelo o homem é Espaço,logo somos o espaço.
Começamos a criar coisas,objetos,crenças,sonhos dando origem a nossa cultura.Começamos a nos inter-relacionarmos.
Emfim esse nosso mundo de inter-relação ou seja o famoso hibrido,não começou hoje e no mundo pós-moderno, a alta tecnológia,velocidade e consumismo são alguns dos elementos que ajudam o nosso meio se inter-relacionar cada vez mais.
A Alta Tecnológia,como o telefone celular,o computador e outros,vem se inter-relacionando cade vez mais.No telefone celular já tem de tudo,internet,música,foto,vídeos etc.No computador então você viaja sem sair de casa.Isso tudo vem acontecendo com muita VELOCIDADE,grande veículo da inter-relação,as nossas extensões vem se inter-relacionado de uma forma tão rápida que quando vemos nem vimos quando aconteceu.Consumimos a Alta Tecnológia,o hibrido.
Consumimos e cada vez mais pedimos bis,(mas não de chocolate..kkk).Temos tanta sede de consumo que até não precisando consumimos nossas extensões,as vezes você não precisa daquela roupa= extensão da pela,mas o consumismo junto com as imagem selecionas pela mídia faz com que você consuma sua extensão querendo ou não.
Nossa fala sério né esse négocio de inter-relacionar tem muitas surpresas por vim..
Esse mundinho pós moderno de inter-relação com os meios,promete muitooo ainda.Nossa permanente evolução.
Beijos pessu..e vamos trocar idéias...
O poder da marca : 190 hambúrgueres por segundo
Continuando...
Quando eu era criança adorava ir ao MC. Tinha aqueles brinquedinhos maneiros no McLanche Feliz, tinha a coca-cola, o McFritas, eu só pedia para a minha tia tirar o picles (mais hoje eu adoro!). Essa cadeia de restaurantes conhecida como fast-food surgiu nos Estados Unidos , em abril de 1955 ,em Illinois, num ponto de passagem da estrada Rota 66 , (San Bernardino) e é o berço do serviço de Drive-Thru . Existe um documentário que critica essa "cadeia de restaurantes", e principalmente a mãe deles (o Mc), bem divertido ; Super Size Me - A Dieta do Palhaço de Morgan Spurlock, o cara passa trinta dias comendo fast-food, engorda cerca de doze quilos e aumenta o nível de seu colesterol. Recomendo assistam!
Muito bem... agora o que isto tem haver com o que estamos discutindo neste semestre, em comunicação comparada? Resposta: já que a própria disciplina é tão híbrida quanto tudo já mencionado, pelo fato de inter-relacionar Teoria da comunicação com Filosofia e afins, observo que, além do Mc ter um infundível poder midiático da marca, por ventura,consegue "hibridizar" sua marca com outra grande imagem da cultura de massas; a coca-cola (já dita por mim anteriormente), ou seja, com tanta imagem de poder tamanha, é sem dúvida o motivo do sucesso deste modo de viver americano. Eles vendem essa imagem ao redor do mundo, o mundo por sua vez, adota a idéia, modifica algumas coisas, mas no fim é o mesmo sistema métrico. Big Mac no Brasil também é o mesmo nome nos EUA .As propagandas do Mcdonald´s, são obviamente extremamente sedutoras, em um cenário do espetáculo. sem delongas , creio que o Mc surgiu juntamente ao início desta cultura de massas, que melhor entendemos hoje, alguns anos depois da revolução da indústria e da era mecânica. Afinal tudo lá é produzido por máquinas que "conservam" a maioria dos lanches e que são eficientes em fabricar em grande número (como uma linha de produção mesmo, deve ser tão chato e bitolado quanto apertar parafuso). Imaginem, comigo, além de tocar nosso inconsciente para saborearmos o gosto de seus hambúrgueres (outro gosto do século XX, que me entorpece, não conheço nenhuma outra cadeia de comida rápida com aquele "sabor" misterioso dos sandubas do Mc), eles ainda tem em mãos , a tecnologia da extensão humana, tudo de primeira linha. Se fosse apenas a imagem do M que fizesse do Mcdonald´s o que ele é. Mas não é! Há envolto desta indústria, justamente o crescimento "mecânico" que expandio a franquia neste mundão globalizado e imagético...
continua...
Rodrigo Mendes
Foto:http://www.brainstorm9.com.br/2006/05/17/ronald-it-mcdon/
terça-feira, 25 de março de 2008
Somos hipnotizados?? Oo
Bom, depois de um bom tempo só observando, vendo o andamento das coisas, tomei coragem e vou postar...sim precisei de muita coragem, porque na minha opinião, todos estão arrasando, se dedicando muito nos blogs, e cada texto mais interessante que o outro. Parabéns a todos!!!
Quem foi que disse que tem total controle sob sua vida? Programas, filmes, passeios, livros, de certa forma todas as coisas que você faz em sua vida é programada. Não sei quando começou, se é que alguém possa definir um começo para isso, mas desde pequeninos nos passam conceitos para viver bem na sociedade. Se não fossem essas regrinhas de convivencia, talvez nem estariamos aqui, porque o mundo estaria em um caos ainda maior do que o atual. Mas confesso que as vezes dá umas crises em pensar que cada movimento, pensamento é "friamente calculado". Que são milhares de anos vivendo repetições, está certo que há complementos, mas a base é a mesma. Diria que é assustador.
Como reagiriam se soubessem que são "hipnotizados" por uma formula mágica, que parece ter tido mais força durante o renascentismo, mas existe há um tempo maior?
1,6 é o número arredondado dessa "fórmula mágica" que é a proporção entre o comprimento e a largura, que a propósito é o valor aproximado de Phi. Esse número está na Seqüência de Fibonacci, na natureza, em figuras geomêtricas, vegetais, animais, no corpo humano ( aparentemente em estudos realizados por Leo da Vinci), nas artes, música ( em algumas sinfonias de Beethoven), na literatura, enfim, se não for em tudo, é em quase.
Ahhhhhhh, sim, estou em crise total, será que isso é verídico? Parece que essa fórmula, número é padronizado, e que causa encanto, mas sei lá, não seria "viajar" demais?? Apesar que, vejo por fotografia, e até nas artes mesmo, existem imagens que tem padrões, e nos chamam muito atenção, se alguma sai dele, estranhamos e muitas vezes rejeitamos. Oo
Sinceramente estou confusa, me peguei até medindo comprimento e largura do meu pc e fazendo contas malucas pra saber se ele tinha essas proporções mesmo. Sério, fiz isso. Oo, a conta não saiu muito certa, não deu 1,6 não, mas deu quase.kkkk Vamos considerar que não sei fazer contar muito bem, então todos os números quebrados eu arredondei, por isso deve ter dado uma pequena diferença no resultado. Estaria ai a explicação porque sou viciada no pc? Ou é só mais uma discupinha pra dizer que sou manipulada, hipnotizada, enfim...
Comecei a pesquisar a respeito dessas proporções desde novembro, quando um garoto de jornalismo mostrou um video que ele e uns amigos fizeram como trabalho final de estética ano passado.
Em alguns blogs vi falando de manipulação na tv e outros temas relacionados, então resolvi abrir uma discussão a respeito do assunto. hehe
Eu acredito que está relacionado ao tema, que não estou fora, até porque se avaliar que um número está relacionado a tantas coisas, que vejo um vídeo, depois procuro a respeito do assunto, comento em outros blogs, e escrevo a respeito dele aqui, por acaso seria Hibridização, não seria??? O tio Márcio disse que tudo é hibrido....
Para exclarecer o que tentei dizer e acabei enrolando tudo, eis o vídeo que é um dos responsáveis pela postagem nesse blog. ^^
"Cuidado, cenas pertubadoras"-Thiago Borges
Roteiro, direção e edição-- Thiago Borges
Se não me equivoco é do 5º semestre de jornalismo
P.S: Apesar de estar no youtube, para todos verem, e " fazer o que quiser", é imprescindível colocar créditos.
besos e comentem....qualquer coisa pergunta!!hehe
Se acharam que ficou muito confuso
BBB 8 Reta Final
Vale a pena passar por isso, pois os prêmios oferecidos no decorrer do programa, são muito significativos, um carro zero quilometro, uma viagem para o exterior, assistir a um show consagrado. Os confinados por vezes passam por provas que vão além da sua resistência, tudo isso para poder permanecer mais uma semana na casa e quem sabe assim, conquistar o carinho do público que vota e torce.
As edições passadas do programa, já tivemos todos os tipos de participantes e ganhadores, vendedores de coco que se tornaram famosos, empregadas domésticas que hoje em dia são patroas, cowboys de rodeios, atuais atrizes que fazem o maior sucesso na própria emissora e até mesmo um “Alemão” que se destacou pro sua simpatia e carisma.
O que eu não consigo entender é o porque dos homens ganharem mais do que as mulheres no reality show de maior sucesso no Brasil.
Abraços
Marcos Bortolato
O gosto do século XX
segunda-feira, 24 de março de 2008
Le Voyage Dans La Lune
Espetáculo,Imagem e Mídia...
O Espetáculo não vive sem a imagem,só gera espetáculo graças á imagem..
A imagem tem o poder de seduzir,conquistar e até manipular.Um grande exemplo é a mídia,ela seleciona as imagens e a maneira que ela é colocada da-se o espetáculo..
Esse vídeo ja diz tudo né???Acabamos sendo manipulados,querendo ou não..isso não tem como fugir.
Cada um tem seu ponto de vista sobre o espetáculo.Uma imagem pode me seduzir mais também pode não te seduzir.Afinal somos diferente, mas não esqueça somos o Espaço...
kkkk
Beijos..
E deixem seus comentários..afinal o nome do blog já diz tudo..trocando idéias...
O poder da imagem...
olha só esse vídeo e deixem sua opinião...
bjuuuu
logo logo tem mais....
domingo, 23 de março de 2008
Não há nada mais híbrido do que trocar idéias
Continuando...
Nossa isso sim que é mistura! Uma avalanche de notícias que estão entrando no meu cérebro. Nunca aprendi tanto. Informações de tirar o sono! Convergência maior do que esses blogs não existe, tudo bem que existe o ciberespaço, celulares de última geração (vide o post da Deza) e afins, mais a verdadeira hibridização esta na estocagem do aprendizado, nisto que estamos fazendo aqui. Essa brincadeira proposta pelo Marcio Rodrigo ( não vou mais tratar você de tio! rs), porque quero só ver no dia do TCC! Então nem adianta elogiar, já que somos seus pulilos, creio que o "senhor" não vai mais chegar atrasado na aula de futuros comunicadores porque ficou na banca (pupilos seu é reprovado direto!rs). E como diz o MR: Muito bem... com essa brincadeira de escrever e ler o que os colegas estão escrevendo, isso sim é pura inter-relação entre os meios... ou melhor entre as idéias. Respondendo por mim , o motivo de tanta motivação e espero não estar enchendo o saco com tanto texto! é justamente isso, procurar entender outros pontos de vista e encontrar o meu. Por mais que os temas batem uns com os outros, sempre há outro ingrediante na mistura, nunca vai banana na vitamina, é sempre bom colocar maçã, pêra , além do leite que é essencial ( as aulas do MR), é sempre bom por também leite em pó, para justamente fazer aquela meleca gostosa. Quero ver quando todos os temas dados em aula se unificarem, terei que usar a cuca para converger todas as informações que chegam a cada segunda-feira, e cada vez que eu acesso os blogs. Aff... nem preciso mais do lápis para fazer rascunho (embora esse texto seja tão anti acadêmico), e estou aqui ouvindo The doors no meu Media Player 11 enquanto posto! Ao mesmo tempo, em meio a tanto ovo de páscoa, e com uma janela do youtube aberta em que esta passando aquele videozinho do Fuscão. Muita coisa de uma só vez... credo é bom eu parar por hoje e sair de frente desse computador , essa engenhoca extende muito meus sentidos. Mais é isso ai pessoal quem estiver lendo esse texto , aqui vai um conselho: continuem escrevendo mais e mais vamos ver até aonde essa brincadeira vai dar, e quem sabe o Tio Márcio (agora eu te chamo assim) não avalie a gente em um acadêmico teste. Eu fico nervoso em exames , só da merda! Espero que ele tenha dó de nós. Entao vamos continuar com essa corrente... ESCREVAM E ESCREVAM!!!
Depois eu volto com mais , podem apostar! Bom final de Páscoa pra quem ler esse post hoje!
Rodrigo Mendes
Foto:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL60302-5603,00.html
“Tijolar” é coisa do passado, agora a moda é: Celular 3G!!!
Aê galera do Trocando Idéias, o post de hoje é sobre uma hibridização bem bacana, que promete mudar a vida dos usuários de celular.
O Serviço de telefonia móvel, há tempos já não é o mesmo, atualmente, nós já temos disponíveis Internet, bluetooth, mp3, rádio fm, mms e por aí vai. Mas não pára por aqui; com a tecnologia cada vez mais avançada e a humanidade precisando fazer mais coisas ao mesmo tempo, os celulares têm sido um forte aliado para dar mais alcance ao homem.
E que tal compararmos a tecnologia 3G, com o sonho de Mallarmé? Pra quem não sabe, o sonho Mallarmé era criar um livro múltiplo, que tivesse todos os livros possíveis.
E o celular já tem ‘N’ funções, mas ainda não é bastante!
Quer coisa mais híbrida do que a Tecnologia 3G? Som, imagem, diversão e banda larga, tudo o que um ser humano precisa pra ser feliz, num único aparelho!!! Eureka!!! \o/
Vamos criar a 3G (terceira geração)!!!
Ah, que maravilha 3G! Ms o que é a 3G?
A 3G dá acesso à banda larga móvel em alta velocidade pelo telefone. O serviço de voz ficará melhor e ainda terá outras funcionalidades sem fio.
Agora imagine só, você estar no ônibus, no carro, na faculdade e poder assistir seu programa de Tv favorito. É isso mesmo, a 3G dará acesso também à TV DIGITAL (aberta), no celular. Atualmente a operadora Claro, já tem disponível um serviço de Tv no celular, e como nada é de graça nesse mundo, o serviço é pago; e bem pago!
E ainda teremos a videoconferência em tempo real. Que maravilha, atender ao telefone e ver onde sua família está! Isso é o que mais tem interessado os usuários.
É essa inter-relação entre os meios que tem deixado a população tão fascinada pelas novas tecnologias.
O que fazíamos de forma rápida, agora faremos em segundos, com alta definição de tela e imagem. Só me pergunto se também será de som; uma vez que compactamos um arquivo, a tendência é perdermos sua qualidade.
Bom, até aqui a 3G, está maravilhosa e linda. Mas a pergunta que nunca vai calar, assim como foi com a Tv Digital é: A 3G vai ser acessível para todos???
“Eta laskera”, tínhamos que jogar um balde de água fria na coitada! Hehehe³
É claro, que a 3G ficará concentrada à parte da população, pelo menos no começo, assim como a TV DIGITAL (Quem já tem tv digital levanta a mão aí? \o/ - Eu não tenho = \)
Dois anos após o leilão das freqüências, as operadoras deverão estar com pelo menos 80% da área urbana coberta, para os serviços de banda larga móvel, o que deve ser expandido durante os anos seguintes. Mas acredito que mesmo assim, o serviço ficará muito restrito à altos executivos, jogadores, artistas e afins. Tantas funcionalidades num aparelho, só deixa o mesmo com o preço irreal a população menos favorecida, quem é que vai ter R$ 1.600 à 1.800 para pagar num celular, tudo bem que a Casas Bahia resolve a vida de muita gente, mas o calor do lançamento vai deixar o celular ainda mais caro, assim como foi com o Motorola V3; virou uma febre, tudo mundo tinha que ter um V3 e hoje você consegue comprar um V3 por R$ 300, mera extensão simbólica.
Bom, era isso que eu queria dividir com vocês. Essa hibridização da 3G ainda trará muitas surpresas.
Bju, bjusábado, 22 de março de 2008
O som como extensão
“ A sensação de ouvir , foi durante séculos , dominada pela percepção visual.O som sempre teve algo onipresente. “ Olá vocês devem estar se perguntando , porque raios eu iniciei meu post falando sobre sons , então lá vai:
Andei pensando , levando em conta toda essa injeção de informações sobre , hibridismo, e o que , é ou não , extensões do nosso corpo.
Considerando o conceito “ a fotografia é a extensão da nossa memória “, devemos lembrar que , conjunto com a memória “visual” carregamos uma memória “auditiva”, lembramos de certos objetos pelos sons que eles emite , ou ruídos nos lembra lugares , etc.
Com esse pensamento não poderíamos considerar os sons , ruídos , ou mesmo á música uma extensão de nossos ouvidos ?
Quando vemos uma foto podemos lembrar dos sons , pessoas falando , ou até uma música que estava tocando naquele momento .
Para dar uma brincada com essa minha reflexão e até mesmo exemplificar, coloquei logo acima do texto uma foto do vocalista Eric Martin da Banda de rock “Mr. Big” (foto disponibilizada do acervo pessoal de Glauco Kobuta ) , podemos reparar o conceito de memória visual ( Foto como extensão da nossa memória ), conjunta da memória auditiva, ou seja ; quem assistiu esse show , seja ao vivo ou em dvd ; ao olhar o vocalista e sua expressão de esforço ao cantar/ gritar, irá recordar-se automaticamente do momento do show , e até mesmo a música que a banda estava cantando .
Finalizo meu post por aqui , apesar de não muito claro , espero que todos captem a “essência” da idéia , que já me sentirei muito gratificado
Bjus e abraços . Erick F. Silva
sexta-feira, 21 de março de 2008
Extensão: O corte de Kubrick
Não sei por que , mas eu quero retomar o tema sobre as extensões humanas. Já falei disso em postagens enteriores , no entanto, gostaria de usar como exemplo o maior filme de ficção científica (sem ets...) da história do cinema. A Space opera, 2001: Uma Odisséia no Espaço, do perfeccionista cineasta Stanley Kubrick , que durante anos esteve comprometido em realizar o filme perfeito. E com seus poucos 15 longas metragens ele conseguiu! Muito bem... de que maneira eu poderia entender melhor esse papo de extensões da humanidade do que rever esse clássico, ou melhor essa famosa cena, em que o primata joga o osso no ar e em um corte magnífico vemos uma nave flutuando pelo espaço ao som de uma música clássica (agora esqueci o nome dela rsrsr) , mas isso não vem ao caso, já que no espaço não tem som, então porque não preencher a cena "silenciosa" e lenta com música clássica (um artifício extremamente kubrickiano). Retomando, quero dizer que, com esse único corte entendemos esse "salto" criado pela humanidade e como as extensões ainda perduaram. Será que vai ter um fim disso? Como será as extensões de todas as coisas? Vai existir uma última extensão? A possibilidade de atravessar o universo, bem além do que conhecemos ( o desconhecido) com a ajuda de um tranporte único que nos extenderá ao universo uno e infinito é um dos assuntos discutidos no filme em que aparece um monolito negro , desconhecido pelo homem, um objeto alienígena, uma forma retangular estranha, na qual os nossos ancestrais primatas o tocavam curiosamante como criança diante de um doce. E mesmo depois da nossa "evolução" os astronautas na lua agiam da mesma forma, tiravam fotos e tocavam naquela construção que ao meu entender seria o transporte perfeito para todas as espécies de qualquer parte do universo, um meio de extensão para nos levar a descobrir a origem de todas as coisas. Será? Bom só sei que diante dos alienígenas (que não aparecem no filme) , como os humanos ainda tinham uma tecnologia aparentemente primata perto do que eles construiram, acho que eles queriam compartilhar isso conosco, deixando em nossas terras a milénios, esse monolito e depois , sabendo que iríamos colonizar a lua, mesmo que demorasse, deixar o mesmo em terras lunares. Agora vejam como a nossa raça demorou para fazer isso. Em contruir as extensões que necessitamos para ir com segurança até a lua (que não é tão longe assim!) , mesmo diante do exemplo dos automóveis, vejam como demorou para eles existirem. Bom talvez o tempo aqui pareça ser uma eternidade para as coisas existirem... sei lá , mas ao ver aquele corte brilhante no filme de Kubrick, o osso , depois a nave no espaço, vejo até que o formato dela parece muito com o osso e de que como nossas contruções são primatas em comparação ao monolito negro! Até que esse dia chegue envelheceremos e apenas veremos a mínima extensão de algo que facilitará as nossas vidas, se o primata tinha o osso , e hoje temos muita coisa que nos extendem, ainda tem uma longa caminhada ( e não a pé) para construirmos ( e não com as nossas próprias mãos).
Texto de Rodrigo Mendes
Foto tirada do site: http://oespelho.wordpress.com/2006/08/25/2001uma-odisseia-no-espaco-2/
terça-feira, 18 de março de 2008
O Instinto Selvagem do Espetáculo
Continuando... e olhando as pernas da Sharon...
Como a sociedade do espetáculo reagiria ao se deparar com a Sharon Stone depois de acordar , com remela no canto dos olhos e mal-hálito? E diante de sua higiene pessoal? Será que ela depila a sua vagina? No filme de 1992 Instinto Selvagem do diretor Paul Verhoeven na famosa cena das suas "cruzadas de pernas", Sharon se transformou em estrela apenas por mostrar a sua "coisinha" de relance. Em Instinto Selvagem ela era uma escritora de romances acusada de homicídio, sendo esse o seu álibe, conseguindo desviar a atenção do pobre Michael Douglas com seu jogo perigoso de sedução. Bom isso na ficção e na vida real? O que eles podem esperar do público? (nesse caso principalmente o masculino). O desejo de sedução dentro do conceito "espetacular" esta na verdade relacionada com a escopofilia. Esse erotismo do olhar fixo e curioso (como no exemplo do Big Brother em meu post anterior). Agora fixar a imagem de uma "estrela" em nossa imaginação é mesmo um produto da essência humana. Como dizia Mcluhan: " O Bordel sem paredes". E pode qualquer desejo erótico com uma figura sentada fumando um cigarro, olhando e sorrindo e cruzando aquelas pernas? Aquela dali sentada numa cena de um filme famoso deixou até de ser a personagem Catherine Tramell e passou definitivamente a ser a Sharon Stone... sim é ela que esta sentada ali seduzindo os policiais na ficção e o espectador. Isso ficou marcado na carreira da atriz de tal maneira que nada de tão diferente que ela fez posteriormente no cinema chamou tanto a atenção. Aquela imagem fixa em nossas mentes nos entorpeceu e estigmatizou a carreira de Sharon, que mesmo fazendo outros filmes bons e obviamente é uma excelante atriz (assistam Cassino e voltem no tempo e vejam As Minas do rei Salomão e até filmes pornográficos ela ja fez no passado , a maioria banidos, mas tem um não muito impressionante por que ela não está com a "coisinha" raspada), ou seja, a Sharon para mim é aquela imagem cruzando suas pernas. Essa representação dramática , exibiu algo tão erotizado e polêmico, que transformou a Sra. Stone (melhor eu ser gentil com ela!) em produto, objeto e multiplicou essa imagem ao mundo todo, e por sinal consumista. Eu mesmo , o motivo de eu ter o filme na minha prateleira é em especial a figura sensual e estravagante da Sharon. Sim o filme em todo um contexto, é mesmo bom, com um suspense policial bem construido e tal , mas cenas antológicas como aquela cruzada de pernas, é um espetáculo!
Por enquanto é isso, quem estiver curioso pra saber eu volto com novas postagens... até a volta...
Texto de Rodrigo Mendes
Foto tirada so site : http://www.pilulapop.com.br/dna.php?id=50
segunda-feira, 17 de março de 2008
Uma Esponja Chamada TARANTINO
BBB X EXTENSÃO DO HOMEM
domingo, 16 de março de 2008
"Que a força esteja com você" - A galáxia híbrida de George lucas
O "Punctum" de Da Vinci
Estou de volta com algumas idéias em novas postagens. Não quero parecer extremamente didático nesses textos e sim apenas trocar idéias em informações que leio e obviamente "bebo" das aulas de comunicação comparada, ou seja, se eu estiver equivocado por favor sintam-se a vontade em comentar.
Bom, eu havia mencionado a respeito de como as imagens são parte da nossa vida e de como o mundo se tornou um objeto imagético através do sentido do olhar, agora quero falar (ou melhor escrever e tentar entender) um pouco mais dessa história que saiu da cabecinha de Roland Barthes. Outro ponto dado e discutido na 6º aula de comunicação comparada! Muito bem, , segundo o que dizia Philippe Dubois a respeito da imagem e fotografia, sabemos que nunca foram indiciárias, pelo fato da intervenção icônica certo? E quanto a pintura? Ela tem uma conexão indireta ,e, é nesse ponto, neste, "detalhe" que eu quero por em destaque. Em se tratando da Monalisa de Léo Da Vinci (o carinha dos códigos!) , na pintura original qual é o detalhe que mais te chama a atenção? Respondendo por mim , é inevitável não perceber logo de cara o famoso sorriso enigmático de La Gioconda, também segundo os historiadores, Lisa Gherardini, mulher de um rico comerciante de seda. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu. Mais qual será a sensação de admirar o original em meio a tanta reprodutibilidade? Desculpem, mais será que Platão reconheceria essa pintura como mímese? Eu não sei a proporção exata do quadro e se foi fiel ao tamanho. E quanto ao detalhe do sorriso? Será que ele foi fielmente copiado em sua exata proporção? Eu sei muitas questões... no entanto, eu por exemplo, considero o próprio original a própria versão caricaturada da misteriosa modelo. Mesmo com tanta reprodução e distorções extremamente anamórficas que encontramos hoje em revistas, jornais e na internet, acho que a própria Monalisa e principalmente seu "sorriso" (olhando bem até que é meio forçado, imaginem o tempo que ela teve que ficar pousando para o Léo), são uma anamorfose propriamente dita. Reparem na foto de corpo inteiro, nas mãos, notem o arredondamento, bom talvez nessa perspectiva Platão diria que é um simulacro. O nariz, os olhos, a testa, as bochechas, o seios, quase não se vê muito as sombrancelhas e mesmo a boca são desenhados e pintados de forma caricatural. O tratamento de cor da pele é realmente perfeito , mas dentro de todo um contexto anamórfico (eu diria um pouco distorcido). O fundo é Florença , Itália, eu não olho diretamente ao fundo da pintura, ela so é apreciada depois que meus olhos passam por toda a figura feminina , inevitavelmente em destaque e propositalmente seu sorriso. Também o sorriso se localiza diretamente ao centro do retrato, um ponto em que geralmente eu olho primeiro. Continua...
Texto de Rodrigo Mendes
terça-feira, 11 de março de 2008
Civilização de Imagens
segunda-feira, 10 de março de 2008
Rodrigo Reloaded
Caros amigos do "Trocando Idéias" estou de volta e mais "plugado" do que nunca para dar continuidade nessa brincadeira.
No post anterior eu falei do fim do celuloide e um pouco como as coisas funcionavam antigamente antes da era digital. Agora estou completamente dentro dessa era ... e um tanto "extensivo" demais! O que seria de mim sem internet ? Ou melhor o que seria da humanidade? Mesmo com o computador em casa funcionando as vezes sinto que ele não tem utilidade se não tiver banda larga. Meus sentidos estão totalmente no âmbito dessa mídia cada vez mais convergida. Claro que eu me ocupo com outras coisas como respirar ar fresco, andar de bike, assistir a bons filmes e jogar conversa fora. Só que utimamente pra fazer coisas mais diárias, não só com a tarefa de postar aqui (e pra mim ta ficando cada vez mais divertido ler o que meus amigos escrevem e escrever também), mas de entrar totalmente nesse universo "matrix" e isso me assusta! Não vivo mais sem essa tecnologia e fico extremamente irritado quando as vezes ela "trava". Nem o carro, nem a pilha e muito menos a câmera fotográfica extendem tanto meus sentidos como essa engenhoca virtual. Aqui eu viajo, tenho sonhos , diversão, aprendizados e muitas vezes fico impressionado com o que vejo. Parece que eu sei o que se passa no Big Brother sem ao menos assistir aquela merda, abro a homepage do hotmail e me deparo com a notícia de quem esta no paredão e tenho a forte sensação que esse tal Rafinha vai sair como vencedor. Assisto os capítulos que eu perdi de Duas Caras sem ter que esperar mais pelo Vale a pena ver de novo daqui a três ou quatro anos. Consigo assistir a trechos de filmes antes mesmo de estrear no cinema (mas não faço muito isso prefiro no cine!). Ou seja, esta tudo composto aqui nesse cenário virtual, digital, convergência da mídia , sei lá, chamem do que quiserem para mim é a Matrix. Já se pode ver , sentir , ouvir, pensar , daqui a pouco aromatizar (sentir o cheiro), tatear e até mesmo viver literalmente, definitivamente "morar" nesse universo. Isso já seria um simulacro da verdadeira origem do modo de viver, no entanto, uma extensão da nossa imaginação refletida (copiada) numa mídia que chegou a alguns anos para nos dar o luxo de "viver melhor". Será que daqui a algum tempo nossa espécie ficará completamente inerte deitada com um cabo louco ligado ao cérebro e a coluna deixando nossos sentido e ações a mercê das máquinas? Seremos mesmo "plantados" usados também como ferramentas e extensões das próprias máquinas? Se for uma possível previsão do futuro será que vai ser uma troca de idéias justa?
Bom turma é isso ... to be continued...