quarta-feira, 21 de maio de 2008
PODER DA IMAGEM
Imaginem o ano de 1971, sem muitos avanços tecnológicos (comparado aos dias atuais), os meios de comunicação ainda se aprimorando, poucos sabiam a respeito da Internet, a tecnologia ainda não era usada como meio de promoção para conquistar audiência e aumentar o poder do lucro na industria cultural.
De repente eis que surge um gênio, que “cutucou” a sociedade provocando uma grande repercussão com uma notícia chocante.
O jornalista Plácido Manaia Nunes foi chamado para assumir a direção da revista Melodias que cobria o mundo artístico e passava por sérias dificuldades financeiras ameaçando fechar. No entanto para aumentar a vendagem era preciso criar um assunto de impacto. Foi ai que ele conversou com Silvio Santos e expôs o problema e Silvio autorizou a publicação de uma capa dele, completamente careca, uma montagem muito bonita, muito bem desenhada.
Pronto estava armado o espetáculo, pois, a cultura da mídia não aborda apenas grandes momentos da experiência contemporânea, mas também oferece material para fantasia e sonho, modelando pensamento e comportamento.
A revista que vendia menos de 100 mil exemplares, com a capa de Silvio careca tirou várias edições sucessivas até atingir a soma de 500 mil exemplares. Com isso a revista se firmou, ganhou público novo e se salvou.
“O espetáculo envolve os meios e instrumentos que incorporam os valores básicos da sociedade contemporânea e servem para doutrinar o estilo de vida dos indivíduos” (kellner, 2003).
À medida que avançamos no novo milênio, a mídia se torna mais exuberante e está assumindo um papel cada vez maior na vida cotidiana. Sob a influência da cultura multimídia, os espetáculos sedutores fascinam os habitantes da sociedade de consumo e os envolvem nas semióticas do mundo do entretenimento, da informação e do consumo, influenciando profundamente o pensamento e a ação.
Essa edição da revista que foi publicada em Novembro de 1971 é hoje uma relíquia. Mas até hoje as pessoas se perguntam se Silvio Santos é careca ou não.
Grande abraço,
Marcos Bortolato
Livro: Sociedade Midiatizada
Site: www.paginadosilviosantos.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Do fundo do Baú.. hahahah patrão.
Postar um comentário