terça-feira, 6 de maio de 2008

A atuação da mídia no caso Isabella

Com a monopolização da mídia no caso Isabella, torna-se cada vez mais difícil compreender o que é ou não verdade.
O fato ocorrido em 29 de março ganhou espaço em páginas de jornais, sites, emissoras de rádio e televisão. O mundo parou para ler, ouvir e assistir ao caso que comoveu milhões de pessoas. Após 38 dias da tragédia a novela continua e o que havia sido informado pela revista Veja em 23 de abril como caso concluído, onde Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são chamados de assassinos frios e dissimulados e a polícia pede prisão preventiva, volta a ser investigado, a tal conclusão que os responsáveis pelo inquérito policial haviam chegado, deixa de ser e volta a ser estudada.
Há indícios de que a menina Isabella tenha sido assassinada. Esse é o enredo central. Seu pai Alexandre e a madrasta Ana Carolina são os principais suspeitos.
O caso é mais uma tragédia dentre inúmeras que acontecem no mundo inteiro. No entanto, a mídia usa do comunicacionismo, onde ocupa todo o espaço e contamina como uma epidemia tudo que faz parte dele. O espaço ocupado é o retirado de muitas coisas mais importantes para a vida coletiva.
A novela midiática classista continua à procura de desfecho. Acerca, de que se a menina não fosse uma criança com rostinho bonito, já teria terminado.
Na mídia a emoção vale mais do que a razão.
O que resta à sociedade é perceber o sensacionalismo da mídia com o fato e entender que eles mostram o que querem e quando querem, e cabe a cada individuo discernir o que é ou não verdade.

Francisca Siebra
Abs

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Ótimo post mas não vamos mais ficar alimentando esse espetáculo

OK?

vamos falar do Padre que sumiu no oceano pq não sabia usar o GPS!

Jessica Salomão disse...

caracas

agora vai ficar controlando o q as pessoas devem ou não devem postar???

blz, o caso Isabella já deu o q falar, já encheu o saco, mas penso que cada um tem o direito de postar o que quiser, estamos num País "livre", não?

Cada um toma a decisão que quer, se quiser falar de espetáculo fala, se quiser falar de hibridização fala, se quiser falar do bush fala

ela saiu do foco?

se não saiu na boa, não entendo...

É lição de moral, é caça as bruxas, é conclusão meio indireta q o post do outro tá um "lixo".

hellooooooo

ok, vc tá indo muito bem em suas postagens, mas não queira comparar as outras pessoas a ti.

Se vc tem facilidade em postar sobre qualquer tema, se tem tempo de sobra pra postar todos os dias e comentar no de todos, ótimo para ti, mas não é assim q vc vai motivar as pessoas, só está desmotivando!!!

P.S: Fran desculpa usar o tópico do seu post pra falar isso!!!

Jessica Salomão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fran Siebra disse...

Rodrigo,
O caso do Padre também já foi bastante discursivo. Prefiro não falar mais de nenhum dos dois. O post foi o fim do caso para mim.

Abs,
Fran

Rodrigo Mendes disse...

A princípio eu não esculachei o post da Fran pelo contrário, sugeri coisas, atitude que devemos tomar no espaço desses comentários.

Se não entendemos o porquê , o fundamento das postagem temos livre arbítrio de criticar, mas com críticas construtivas, evidentimente.Não é controle. Não sou um Juvenal Antena, não quero e nem posso controlar esse blog. Só sugeri a Francisca uma nova diretriz.

Isso Jéssica é puro dialogismo e só.

Além do que é Trocar Idéias. E pra começar eu disse: " Ótimo Post" E realmente esta bem escrito, ela deixou bem claro seu ponto de vista e tratou do tema do Espetáculo com todas as letras, coisa que ninguém e muito menos eu, o cara que escreve pacas, fez tão bem.

Não é lição de moral e muito menos caça as bruxas...kkkkk pelo amor né! E longe de mim desmotivar alguém. Com esse blog os membros da equipe não tem porque ficar desmotivado e não é por minha causa não , todos mandaram super-bem!

É pra isso que serve o espaço dos comentários, COMENTAR A POSTAGEM EM QUESTÃO.

Só escrever: "muitooo bom o post", "parabéns" e tal, pode soar muito mais falso do que criticar com argumentos plausíveis, mas nunca desmerecer nada. Isso é MOTIVAR o colega a escrever mais e prestar atenção. Eu sei pq meus textos precisam disto depois que os li novamente.

Espero que não seja motivo pra ninguém parar de escrever aqui.

P.S: Fran esteja à vontade, como todos,de escrever o que quiser. E mais uma vez essa não é minha Favela, eu não mando aqui só quero sugerir novos temas, eu sei que todos são capazes de escrevê-los.

E mais uma vez, eu adorei o seu post Fran, mesmo quando eu o li, já estava saturado do Caso Isabela, mas vc esclareceu e me fez entender muito mais o Espetáculo da mídia em torno principalmente, quando se diz respeito à pessoas de nível social elevado. pensei em sugerir outro assunto, justamente pra não fazermos o mesmo que a mídia. Pois lembren-se que estamos expostos também e de certa forma já somos pessoas do meio midiático.

Qualquer um pode ler o que escrevemos aqui. E o lance do Padre foi uma ironia,eu sei que também foi um assunto discursivo, que ficou mais pro gênero cômico, ao contrário da Isabela, que foi comoção nacional.

Ja estamos atuando na mídia...por isso meu comentário e minha sugestão.